Pular para o conteúdo principal

Destaques

[Notícia] Fãs Traduzem RPG do NES Aspic: Curse of the Snakelord para Inglês

  Um grupo de Fãs tradutores lançou um patch em inglês para o RPG Japonês de 1988 do NES: Aspic: Curse of the Snakelord/Maldição do Snakelord (Originalmente intitulado como Aspic: Mahebiou no Noroi ). Assim se você gosta de checar RPG Japoneses obscuros ou jogar um dos jogos classicos do NES dos dias que se foram, você pode dá uma olhada mais de perto. A tradução foi publicada somente ontem com o trabalho do hacker Black Paladin e vários outros contribuidores. Foi traduzido do texto original Japonês até o dialogo do personagem, nomes de itens e nomes dos monstros para o Inglês, como também a legenda da tela, da introdução do jogo e edição de texto. Este essencialmente quer dizer que é mais fácil de entender do que para aqueles que não entendem Japonês para entender o que atualmente acontece na tela. Se no caso você nunca escutou falar do jogo antes, você deveria saber que Aspic: Curse of the Snakelord é a continuação do anterior Xtal Soft RPG da Lizard de 1984, onde acontece no mesmo

Pokémon Gold & Silver (1999) - Game Boy Color

Arte das capas japonesas de Pokémon Gold & Silver. Na capa de Pokémon Gold vem estreando o lendário Ho-OH (a esquerda) e na capa de Pokémon Silver vem estreando Lugia (a direita)
Desenvolvedora Game Freak
Publicadora Nintendo
Diretores Satoshi Tajiri
Produtores
Takehiro Izushi
Takashi Kawaguchi
Tsunekazu Ishihara
Designers
Satoshi Tajiri
Junichi Masuda
Programadores
Shigeki Morimoto
Artista
Ken Sugimori
Autores
Toshinobu Matsumiya
Kenji Matsushima
Compositores
Junichi Masuda
Go Ichinose
Morikazi Aoki
SeriesPokémon
PlataformasGame Boy Color
LançamentoJP: 21 de Novembro de 1999
AU: 13 de Outubro de 2000
AN: 15 de Outubro de 2000
EU: 6 de Abril de 2001
GêneroRPG
ModoUm Jogador, multi-jogador

Pokémon Versão Gold & Pokémon Versão Silver são jogos de RPG desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo para o Game Boy Color. Eles deram inicio aos primeiros jogos da segunda geração das series de vídeo games. Eles foram lançados no Japão em 1999, Australia e América do Norte em 2000 e Europa em 2001. Pokémon Crystal, uma versão aprimorada foi lançada um ano depois de cada região. Em 2009 no décimo aniversário de Gold e Silver, remakes intitulados como Pokémon HeartGold e SoulSilver foram lançados para o Nintendo DS.

Os jogos introduziram mais 100 novas espécies e segue o progresso do jogador em sua jornada para se tornar o mestre Pokémon. Ambos os jogos são independentes de cada um mas vem com o mesmo enredo e enquanto ambos podem ser jogados separadamente, é necessário trocar entre os jogos e seus jogos anteriores para completar totalmente a Pokédex. A saga Johto no anime de Pokémon é baseada na nova região introduzida nos jogos.

Pokémon Gold e Silver foram criticamente aclamados em seu lançamento. Eles são considerados por alguns por serem os melhores jogos de todas as series, assim também como em alguns dos mais importante jogos da quinta geração dos consoles de video games. Eles continuaram o enorme sucesso de Pokémon Red e Blue  e começaram a formar uma franquia multibilionária. Os jogos quase igualaram as vendas de Red e Blue e em 2010 já tinham vendido mais de 23 milhões de copias tornando um dos melhores jogos mais vendidos do Game Boy Color e o terceiro melhor de vendas para os sistemas da família de Game Boy

Conteúdo
1 Jogabilidade
    1.1 Novos Recursos
Enredo
    2.1 Cenário
    2.2 História
3 Desenvolvimento
    3.1 Audio
    3.2 Vazamento
4 Lançamento
    4.1 Pokémon Crystal
    4.2 Re-lançamentos no Nitendo 3DS
5 Legado
    5.1 Remakes
6 Recepção
7 Links

Jogabilidade
Como nos jogos anteriores, Pokémon Gold e Silver são jogados em terceira pessoa, perspectiva vista de cima, com jogadores movendo o protagonista pelo universo ficcional, interagindo com objetos e pessoas. Enquanto o jogador explora o mundo, eles encontram diferentes lugares, como campos de gramados, florestas, cavernas e mares no qual reside diferentes tipos de Pokémon. O jogador encontra aleatoriamente uma dessas criaturas, o campo troca para uma cena de batalha por turnos, onde o Pokémon irá lutar.

Há duas metas dentro dos jogos: Seguir pela história principal e derrotar a Elite dos Quatros e o mestre Pokémon Lance para se tornar o novo campeão e completar a Pokédex capturando, evoluindo e trocando para obter todas as 251 criaturas. O maior aspecto disto é desenvolver e treinar o Pokémon do jogador batalhando com outros Pokémon, no qual podem ser achados na grama ou de outros treinadores. Este sistema de acumular pontos de experiência (XP) e subindo de nível, características de todos os jogos de Pokémon, controla as propriedades físicas do Pokémon, tal como as estatísticas de batalha adquirida e ataques que eles aprendem.

Novos Recursos
Enquanto Pokémon Gold e Silver mantém as mecânicas básicas de capturar, batalhar e evoluir introduzidos em Pokémon Red e Blue, novos recursos foram adicionados. Um sistema de relógio foi introduzido usando a hora real do relógio interno que mantém a hora atual e o dia da semana. Certos eventos, incluindo Pokémon que aparecem, são influenciados por este recurso. Novos itens foram adicionados, com algum designado para explorar uma nova mecânica: Pokémon agora podem segurar itens. Um novo tipo de item a ser segurado foi a baga, no qual vem em muitas variedades e pode restaurar o HP ou curar efeitos de estados. Outros itens que podem ser segurados podem dar um grande boost para o Pokémon durante a batalha. Mais Poké Bolas foram introduzidas, no qual tornam mais fáceis capturar Pokpemon em certas situações. Um novo item chamado Pokégear foi introduzido, funcionando como um relógio, mapa, radio e telefone, permitindo o jogador ligar para outras pessoas que dão seu número. Treinadores ligarão para uma revanche e outros ligarão para falar sobre Pokémon raros que podem ser capturados em certas áreas.

Os jogos introduziram Raikou, Entei e Suicune, alguns dos novos tipos de Pokémon Lendarios que andam por toda Johto, mudando de locais frequentemente. Eles podem ser visto pela Pokédex quando encontrado e sempre tentam escapar, mas continuam com o mesmo HP que perderam caso você o ataque. Além disso há a possibilidade de encontrar um Pokémon shiny, no qual tem uma coloração diferente de um Pokémon normal e raramente aparecem. Dois novos tipos de Pokémon foram adicionados, o tipo aço/steel e o tipo escuro/dark. Pokémon do tipo aço são imunes a ataques venenosos e eles tem uma alta defesa e resistencia a outros tipos de Pokémon, enquanto o tipo escuro são imunes a ataques psíquicos e são fortes contra Pokémon do tipo psíquico(no qual dá uma estrategia ofensiva, por Pokémon do tipo psíquico, como também tendo poucas fraquezas. Em Gold e Silver, novos ataques foram adicionados, mas Pokémon com estes ataques não são permitidos serem trocados para os jogos da primeira geração. Para resolver isto tem um removedor de ataques que foi introduzido, capaz de apagar qualquer ataque conhecido pelo Pokémon. Outra grande mudança foi a separação do status especial em "Ataque Especial/Special Attack" e "Defesa Especial/Special Defense", no qual aumentou os aspectos de estrategia.

Com a introdução de Pokémon Breeding/Reprodução, Pokémon podem ter um ou dois grupos de reprodução. Quando um Pokémon macho e uma femea que são do mesmo grupo de reprodução são deixados aos cuidados do Daycare, eles podem deixar um ovo, no qual pode chocar em um jovem Pokémon. O jovem Pokémon herdará as especies da mãe e ataques do pai. Embora, Pokémon lendarios e entre outros não podem se reproduzir.

Enredo

Cenário
Pokémon Gold e Silver se passa na região de Johto, situada ao oeste da região de Kanto dos jogos anteriores Red e Blue e três anos depois do término dos jogos anteriores. O design de Johto foi inspirado no Kansai do Japão e nas regiões Tōkai, com muitos dos templos da região e uma estetica mais tradicional Japonesa encontrado em Johto. Os locais no jogo incluem New Bark Town, Cherrygrove City, Violet City(キキョウシティ Kikyō City), Azalea Town(ヒワダタウン Hiwada Town), Goldenrod City (コガネシティ Kogane City), Ecruteak City(エンジュシティ Enju City),Olivine City(アサギシティ Asagi City), Cianwood City(タンバシティ Tanba City), Mahogany Town(チョウジタウン Chōji Town), e Blackthorn City(フスベシティ Fusube City). A maioria das cidades tem seu próprio líder de ginásio, cada um serve como chefe em algumas cidades.

As antigas arquiteturas do Kansai do Japão e das regiões de Tōkai inspirada no cenário da região de Johto. Na Imagem está o Hōryū-ji na Prefeitura de Nara

História
Como nos jogos anteriores o jogador recebe seu primeiro Pokémon em uma escolha de três entre Chikorita, Cyndaquil e Totodile, Pokémon da região local do cientista Professor Elm e então começa sua jornada para ganhar as oito insignias dos ginásios da região de Johto e depois desafia a Elite dos Quatros e o campeão para se tornar O Mestre Pokémon da região. Do contra, está um misterioso rival, um garoto que roubou um dos outros Pokémon do Professor Elm e regularmente desafia o jogador para testar sua força. O jogador também encontra os vilões da Equipe Rocket, que se juntaram para encontrar seu líder Giovanni para retornar ao seu grupo da sua antiga gloria. O jogador sempre frustra os planos da equipe Rocket e depois viaja para a região de Kanto dos jogos anteriores e desafia os oito lideres de lá, descobrindo o quanto mudou em três anos em Pokémon Red e Blue. Depois de derrotar os oito lideres de Ginásio, o jogador ganha entrada para a área do Mt. Silver(Monte Prateado) lar de Pokémon muito poderosos. Dentro da caverna do Mt.Silver está Red, o protagonista de Red e Blue, em que o jogador pode desafiar para a batalha mais difícil do jogo.

Desenvolvimento
Gold e Silver apareceram pela primeira vez publicamente em Novembro de 1997, no Nintendo Space World Expo no Japão, se tornando a exibição mais popular do programa. Ao contrário dos jogos anteriores, Pokémon Yellow, os novos títulos foram anunciados ser mais uma pequena atualização de Pokémon Red e Blue. Ao contrário disso eles vem com uma nova história, um novo mundo e novas espécies Pokémon. Gold e Silver foram desenvolvidos para o Game Boy Color, permitindo a eles suporte de cores completo e mais sprites detalhados. Outras adições que foram mostrados incluíam o acasalamento de Pokémon, segurar itens e um dispositivo conhecido como PokéGear, um relógio interno em tempo real e uma compatibilidade com os jogos anteriores das series.

Durante uma entrevista a ABC News o presidente do Creatures Inc., Tsunekazu Ishihara deu uma visão dentro do processo de debate para desenvolvimento de novas espécies de Pokémon. Ele explicou, "As ideias para cada estes monstros veio da imaginação dos desenvolvedores de software da Game Freak que teve essas ideias de suas experiências na infância, incluindo a leitura de manga, um estilo de revista em quadrinhos. Ideias veio de experiências de medo que eles tiveram quando garotos, capturando insetos e assim por diante. Destas experiências na infância, surgiram estas ideias. O mesmo que o Pokémon Mew de Red e Blue, o Pokémon exclusivo foi incluído nos jogos de Gold e Silver mas apenas em um evento promocional da Nintendo. O primeiro evento oficial oferecendo Celebi foi na Nintendo Space World no ano de 2000 no Japão, no qual 100,000 pessoas foram premiados com o Pokémon raro. Para ser selecionado, jogadores tiveram que enviar um cartão postal para entrar em um sorteio de 100,000 certificados de Celebi, permitindo a eles entrarem no evento e obtê-lo.

Ishihara declarou que Gold e Silver começou o desenvolvimento logo depois de Pokémon Red e Green que foram lançados no Japão. A intenção original foi lançar o jogo em 1998, mesmo sincronizado com o suposto fim da primeira temporada do anime. Problemas de desenvolvimento, foi piorado pela Game Freak sendo desviado com Pokémon Stadium e a localização das primeiras gerações, conduziram o jogo ao atraso e o lançamento original foi de Pokémon Yellow. O programador Shigeki Morimoto declarou que part do por que do desenvolvimento levou três anos e meus foi devido a ter uma equipe pequena de só quatro programadores. Satoru Iwata, o presidente atual da HAL Laboratory se tornou o CEO da Nintendo, ajudou a equipe desenvolvendo novas ferramentas para compressão do código gráfico de Pokémon.

Audio
Junichi Masuda compôs a musica em um computador Amiga, presumivelmente em um formato de faixas de música, convertido para MIDI e convertido novamente para o Game Boy Color

A demo de 1997 estreando diferentes conjuntos do Pokémon Inicial de fogo (Linha de cima) e o Pokémon Inicial de água (linha de baixo)

Vazamento de Pokémon não usados das versões de testes


Quatro imagens de ROM da demo do desenvolvimento inicial no idioma Japonês foram vazados durante o ano de 1997 na apresentação da Nintendo Space World: duas versões de debug dos jogos e duas versões que foram modificadas para funcionar em um hardware do Game Boy e na maioria dos emuladores. Estas images da ROM foram apenas rumores de existirem até que eles foram anonimamente postados no "Pokémon Reverse Engineering Tools" (PRET) no servidor do Discord em 26 de Maio de 2018. As demos foi rapidamente compartilhadas com membros do website The Cutting Room Floor.

As ROMs foram analisadas e traduzida e The Cutting Room Floor lançou um spreadsheet contando todas as informações que eles descobriram, no qual incluía a lista de espécies de Pokémon, os ataques dos Pokémon, itens, NPC's(Personagens não jogáveis), mapas e a musica. As ROMs foram primeiro lançadas anonimamente no 4chan no /vp/ board em 31 de Maio, com um formal lançamento do The Cutting Room Floor vindo mais tarde naquele dia. A demo tinha um mapa do mundo muito grande do que o jogo final e incluía por volta de 100 designs de Pokémon não usados e diferentes da versão final.

No começo de Maio de 2018, o artista de Pokémon Atsuko Nishida revelou que a criatura popular Pikachu foi originalmente suposto a ter três evoluções, com o nome de "Gorochu". Acrescentando, O criador de Pokeḿon Satoshi Tajiri revelou quatro designs não usados que teriam sido incluídos nos jogos originais de Pokémon.

Conteúdo cortado não é incomum em video games, o volume de conteúdo cortado da demo de Gold e Silver foi descrito como "muito grande". Matthew Byrd, que escreve no Den of Geek, declarou que muito trabalho do design se perdeu em Pokémon que foi eventualmente cortado, sugerindo que a Game Freak poderia ter tirado durante as fases de teste devido aos problemas de vazamento.

Lançamento
Em Setembro de 1999 os jogos foram anunciados para serem lançados no Japão em 21 de Novembro de 1999 e na América do Norte a data de lançamento foi estimada para Setembro do ano de 2000. Nintendo anunciou o lançamento do Pocket Pikachu Color, um pet digital portátil completamente colorido parecido ao lançado no ano anterior. A unidade é compatível com Gold e Silver, permitindo a transferência da moeda no jogo conhecido como "watt points". Pocket Pikachu Color foi programado para lançamento no Japão em 21 de Novembro de 1999, no mesmo dia do lançamento de Gold e Silver. Além disso, um Cabo Link com tema de Pikachu licenciado foi oficialmente desenvolvido pela Kemco que preparou o lançamento para o Japão em 18 de Novembro de 1999. As funções do produto é como um Cabo Link e consiste de uma cabo amarelo com uma imagem do Pikachu no fim e uma Poké Bola no começo.

Antecipando grandes vendas, a Nintendo preparou sua primeira remessa de produção para os jogos no Japão em três milhoes, prevendo que eventualmente mais do que oito milhos de copias seria vendido no pais sozinho. Embora, eles foram forçados a cortar sua primeira remessa pela metade devido a um terremoto em Taiwan. a Nintendo disse que teve seus cartuchos danificados na fabricação. Sem considerar, especulação que cresceu que a Nintendo estava ao invés disso usando o evento como desculpa para limitar a entrega e manter a alta demanda.

Como anteriormente o lançamento para a América do Norte de Gold e Silver foram disponibilizados para a audiencia para interagir com eles no ano de 2000 na American International Toy Fair na Cidade de Nova York. Mais pra frente para promover os jogos, a Nintendo modificou cinco Chrysler PT Cruisers para parecer com o o novo Pokémon Lugia e dirigiu pelos Estados Unidos. Os veiculos teve no final as caudas indexada a eles e foram pintado com logos e imagens da franquia Pokémon. Além disso, eles foram equipados com uma televisão ligada no jogo dos consoles no qual permitiu espectadores jogarem Pokémon Puzzle League, Hey You Pikcahu! e Pokémon Gold e Silver. As series de televisão de Pokemon GS, baseada nos Games foram anunciadas para serem partes do lineup na Kids' WB. O espetaculo mostrava recursos do mesmo protagonista Ash Ketchum em uma nova região com diferentes especies dos jogos. A localização dos nomes dos 100 novos Pokémon foram mantidos confidencial pela Nintendo, com a empresa lançando os nomes periodicamente. Os sites de 'pokemongold.com e 'pokemonsilver.com' foram registrados para esta proposta, tal como os nomes que incluíam Chikorita, Lugia, Ho-Oh, Togepi, Hoothoot e Marill.

Em Maio de 2000, a Nintendo anunciou o lançamento oficial das datas na América do Norte de Gold e Silver em 16 de Outubro daquele ano. A Nintendo começou aceitando pré-compras para os jogos em Agosot e anunciou que os consumidores que fizessem a pré compra de um dos jogos recebriam um CD-ROM de graça com um navegador web com tema de Pokémon desenvolvido pela MediaBrowser no qual estreou Especies de Pokémon e links para os sites de Pokémon. A aplicação foi disponibilizada para download no site oficial de Pokémon. Os jogos foram recordes de vendas com aproximadamente 600.000 copias que foram pré encomendado em apenas dois meses, compara ao número de Pokémon Yellow que foi 150.000. Com as datas dos lançamentos chegando perto, lojas de varejo como Electronics Boutique que relatou receber entregas dos jogos antes de 16 de Outubro e optou por vender eles imediatamente; primeiro a ter os jogos como pré compras e depois vendendo os restos das copias. Os jogos foram reportados a serem obtidos no começo de 11 de Outubro.

Os jogos foram lançados na Australia em 13 de Outubro de 2000 e na Europa em 6 de Abril de 2001

Pokémon Crystal
Pokémon versão Crystal e uma versão aprimorada de Pokémon Gold e Silver, desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo para o Game Boy Color. Foi lançado no Japão em 14 de Dezembro de 2000, na América do Norte em 29 de Julho de 2001 e Europa em 2 de Novembro de 2001. O enredo e a jogabilidade de Crystal é muito parecido com de Gold e Silver, embora inclua muitos recursos.

Pokémon Crystal foi recebido bem pelos críticos, embora muitos comentaram que não havia bastante adições e recursos para significantemente ser diferente de Pokémon Gold e Silver. Pokémon Crystal vendeu aproximadamente 6.4 milões de unidades no mundo inteiro.

Nintendo 3DS re-lançamento
Em 6 de Junho de 2017, A The Pokémon Company anunciou via transmissão da Pokémon Direct que os jogos seriam re-lançados no mundo inteiro via o Console Virtual do Nintendo 3DS em 22 de Setembro de 2017. Pokémon Crystal, uma versão aprimorada de Gold e Silver também foram eventualmente re-lançado no mundo inteiro no Console Virtual da Nintendo em 26 de Janeiro de 2018.

Notas dos Agregadores
AgregadorPontuação
GameRankings 89% Gold
91% Silver
Notas das Resenhas
Publicação Pontuação
EP Daily
9.5/10 (Silver)
Famitsu33/40
GameSpot8.8/10 (Gold)
IGN10/10 (Gold)
Nintendo Life
Nintendo Power8.7/10
Play8/10

Recepção
Pokémon Gold e Silver foram recebidos com uma critica aclamada, com muitos dizendo que estendeu a duração da jogabilidade e os novos recursos foram acréscimos valiosos que mantiveram as continuações interessantes dos jogos originais. Craig Harris da IGN deu aos jogos um "poderosa" nota de 10 de 10 da pontuação, declarando que: "Tão maravilhoso quanto a edição original de Pokémon foi, Pokémon Gold e Silver arrebentaram nos elementos da jogabilidade, recursos e bens. Ha muito pequenos acréscimos no design que é impossível listar todos eles". Houve um elogio particular dado ao recurso do relógio interno, com Frank Povo da GameSpot, relatou: "O primeiro grande acréscimo para Pokémon GS é a presença de um elemento de tempo... Apesar de soar como um utensílio, a adição de um relógio adiciona um pouco a variedade do jogo". Povo deu aos jogos uma nota de 8.8 de "ótimo". Nintendo Power listou Gold e Silver juntos como o sexto melhor jogo do Game Boy/Game Boy Color, elogiando eles pelos novos Pokémon, recursos e gráficos completamente coloridos.

No total, Gold e Silver foram declarados ser um jogo de adições sólidas que agradam uma grande audiência. "Depois de jogar dezenas de horas, eu realmente não posso pensar em um ponto ruim em Pokémon Gold e Silver. Nintendo e Game Freak alternaram o original e construiram uma continuação bem grande, Desafiador e uma diversão tremenda de jogatina. Há motivos por que Pokémon é tão popular e Pokémon Gold e Silver vai ajudar as series a irem mais adiante no século 21", Disse Harris

Vendas
Pokémon Gold e Silver continuaram o enorme sucesso de Pokémon Red e Blue, começando a formação da marca Pokémon em uma franquia de multi bilhões de dolrares. No seu primeiro dia de lançamento no Japão, o jogo vendeu 1.425.768 unidades. Até Abril de 2000, 6.5 milhoes de copias dos jogos tinham sido vendidos no Japão. Silver provou ser ligeiramente a versão mais popular, se afastando de Gold por aproximadamente 100.000 copias.

Nos Estados Unidos, o jogo gerou 1 milhão de pré vendas por volta de três semanas antes do lançamento. Na Primeira semana do lançamento nos Estados Unidos, os jogos obscureceu as vendas de Pokémon Yellow de um pouco mais de 600.000 copias; vendendo juntos um total de 1.4 milhões de copias se tornando os jogos de vendas mais rápidas até então. O sucesso comercial foi esperado, como Peter Main, o executivo vice presidente das vendas e marketing, delcarou "Não há duvidas sobre isso; garotos amam jogar Pokémon. Até agora em 2000 o melhor jogo de venda na América para consoles é Pokémon Stadium para Nintendo 64 e a melhor venda de jogos para portateis é Pokémon Yellow para o Game Boy Color, mas Pokémon Gold e Silver obscureceu mesmo este grande total de vendas. Nós projetamos vendas de 10 milhões de unidades total desses dois jogos em menos de seis meses". O jogo vendeu 2.9 milhoes de copias nos Estados Unidos em poucas semanas.

Na Alemanha, Gold e Silver receberam dois prêmios de Platina da Verband der Unterhaultungssoftware Deutschland (VUD) pelas vendas acima de 800.000 copias em 2002. No Reino Unido, Gold e Silver receberam dois prêmios de Platina pelas vendas acima de 600.000 copias. Em 2010, Gold e Silver venderam 23 Milhões de copias no mundo inteiro.

Legado

Remakes
Pokémon Versão HeartGold e Pokémon Versão SoulSilver são remakes aprimorados de Pokémon Gold e Silver, desenvolvido pela Game Freak e publicado pela The Pokémon Company e Nintendo para o Nintendo DS. Primeiro lançado no Japão em 12 de Setembro de 2009, os jogos foram mais tarde lançados na América do Norte, Australia e Europa durante Março de 2010.

O diretor do jogo Shigeki Morimoto visou respeitar os sentimentos daqueles que jogaram os jogos anteriores, enquanto também assegurou que parecesse um jogo novo para aqueles que foram introduzidos nas series nos anos mais recente. A recepção dos jogos foram positivas, Os dois estavam dentre das melhores pontuações dos jogos do DS de todos os tempos no Metacritic. Comercialmente, eles estão entre os melhores de vendas dos jogos do Nintendo DS de todos os tempos, com as vendas juntas de 10 milhões de unidades até 29 de Julho de 2010.



Links
Fonte: Pokémon Gold & Silver (Inglês)
Longplay: Pokémon Gold Parte 1 (Youtube) [Canal Pocketdext]

Comentários

Postagens mais visitadas