Pular para o conteúdo principal

Destaques

[Notícia] Fãs Traduzem RPG do NES Aspic: Curse of the Snakelord para Inglês

  Um grupo de Fãs tradutores lançou um patch em inglês para o RPG Japonês de 1988 do NES: Aspic: Curse of the Snakelord/Maldição do Snakelord (Originalmente intitulado como Aspic: Mahebiou no Noroi ). Assim se você gosta de checar RPG Japoneses obscuros ou jogar um dos jogos classicos do NES dos dias que se foram, você pode dá uma olhada mais de perto. A tradução foi publicada somente ontem com o trabalho do hacker Black Paladin e vários outros contribuidores. Foi traduzido do texto original Japonês até o dialogo do personagem, nomes de itens e nomes dos monstros para o Inglês, como também a legenda da tela, da introdução do jogo e edição de texto. Este essencialmente quer dizer que é mais fácil de entender do que para aqueles que não entendem Japonês para entender o que atualmente acontece na tela. Se no caso você nunca escutou falar do jogo antes, você deveria saber que Aspic: Curse of the Snakelord é a continuação do anterior Xtal Soft RPG da Lizard de 1984, onde acontece no mesmo

Iridion 3D (2001) - Game Boy Advance (GBA)

 


Desenvolvedor Shin'en
Publicadora Majesco Entertainment
Plataforma Game Boy Advance
Lançamento Game Boy Advance
AN: 11 de Junho de 2001
EU: 21 de Setembro de 2001
Gênero Tiro de naves espaciais
Modo 1 Jogador
Iridion 3D é um jogo pseudo-3D de tiro de naves espaciais desenvolvido por Shin'en. Foi lançado para o Game Boy Advance na América do Norte em 11 de Junho de 2001 e na Europa em 21 de Setembro do mesmo ano. O jogo começa com uma nave espacial lutando com o alien Iridion, que atacou a terra. No jogo você tem que passar pelos sete níveis da terra para chegar no lar dos planetas dos aliens, cada um com um caminho linear que no final tem um chefe.

o desenvolvimento de Iridion começou como um jogo de tiro de naves para o Game Boy Color; Quando Shin'en decidiu largar o desenvolvimento e mudar o foco para o Game Boy Advance, Iridion foi o primeiro jogo do desenvolvedor a aparecer no sistema. Embora ele foi cobrado para ser um jogo 3D, Shin'en usou tempo de codificação e redimensionamento para manipular o tamanho dos sprites 2D ao invés de criar um verdadeiro ambiente 3D. Mais espaço no cartucho foi disponível para gráficos devido ao uso do GAX Sound Engine, no qual permitiu decodificar em tempo real os dados das músicas em um pequeno arquivo.

No lançamento de Iridion teve resenhas variadas. Os gráficos e sons foram elogiados; um ano depois do seu lançamento, criticos da TechTV ainda consideram o melhor jogo atrativo da plataforma. Em contraste, Criticos ridicularizaram a jogabilidade repetitiva e frustrante. Apesar da recepção "morna" para o título em seu lançamento, Iridion 3D foi um sucesso comercial e influenciou os futuros jogos de naves espaciais como Iridion II e Nanostray.

Jogabilidade


Chefes como Refusor frequentemente
tem um único ponto fraco--Aqui
o núcleo verde. Na parte superior esquerda,
os números de vidas que ainda lhes restam,
pontuação e o life da nave são mostrados
O jogo é um simples jogo de tiro em primeira pessoa parecido com as series Star Fox. Só o controle direcional do Game Boy Advance, A, e os botões de Start são usados durante o jogo. A nave espacial permanece parada e não pode frear ou avançar.

O jogador encontra mais de quinze tipos de inimigos, não inclusos os chefes. Alguns são fáceis de destruir; outros, incluem criaturas de fogo encontrado no lar do mundo de Iridion, são indestrutíveis  e devem ser evitados. Outros inimigos impedem o jogador de se esquivar dos tiros deles por colocar minas para bloquear seus caminhos. Objetos Passivos, tal como lixo ou asteroides, podem causar dano ou destruir a nave. Inimigos variam em armadura e armas--alguns não podem atirar mas voam em direção ao jogador para destruí-lo. A nave espacial do jogador pode usar cinco tipos de armas, com três níveis de força cada. Jogadores aumentam a força da arma coletando "powerups" que relacionam com a arma atual; coletando cores diferentes dá ao  jogador o primeiro nível de arma. Se a nave espacial é destruidda o nível de força da arma é reduzido para o primeiro. "powerups" que brilham restauram as defesas da nave.

Cada nível o jogador segue um caminho linear pelas agitações dos inimigos até alcançar o chefe. Os estágios dos chefes das naves espaciais não podem se mover para frente, mas pode passar em frente do chefe. Cada Chefe tem um único ponto fraco no qual pisca quado a nave atira. Estas áreas são frequentemente com um defesa muito forte e deve atirar repetidamente para remover a armadura. Outros pontos fracos dos chefes estão escondidos e aparecem só por um curto tempo. A maioria dos chefes tem armas que atiram no jogador ou refletem os tiros do jogador. No final de cada nível, jogadores recebem bonus por derrotar inimigos, Vidas que restaram, e o nível do life da nave do jogador. Um life extra é garantido se a pontuação chega a um certo ponto.

Enredo
Na abertura da introdução, a Terra de Iridion 3D é atacado sem aviso por Iridion, que toma conta de muitas partes das minas em orbita e bombardeia o Oceano Pacifico. O jogador é o piloto de uma nave SHN, a última esperança para defender a Terra de Iridion. O jogador pilota a nave espacial contras as hordes das naves de Iridion e obstáculos naturais. Os primeiros estágios começam na Terra, com o jogador lutando através do túnel de lixo de Iridion. O jogador procede para o Oceano Pacifico e destrói muitos das Invasões de Iridion da esquadra da Terra que antes seguia para dentro da estratosfera para destruir o bloqueio orbital ao redor da Terra e subsequentemente aniquilar o chefe Iridion na Lua.

Com a  invasão das esquadras nas ruínas, o jogador segue para longe para alcançar o espaço. Depois de destruir uma mina da colonia de Iridion dentro do Asteroid Belt/Faixa do Asteroide, o jogador procede para dentro do sistema do lar de Iridion. Eventualmente o jogador luta no mundo do lar de Iridion, destruindo o "mainframe/Computador Central" e terminando a ameaça Alien para sempre.

Desenvolvimento
Manfred Linzer começou o desenvolvimento do Shoot-em-up/Jogo de tiro de naves espaciais em 1996 no seu Computador Amiga, mas abandonou o projeto depois de desenvolver um único nível e algumas músicas. Linzer mais tarde co-fundou Shin'en em 1999 e Iridion começou seu desenvolvimento como um jogo de nave para o Game Boy Color. Em 10 de Janeiro de 2001 Shin'en anunciou que eles iriam parar de fazer jogos para o GBC, ao invés disso estava trabalhando para jogos exclusivos que viriam a ser lançados para o Game Boy Advance. O produtor executivo de Iridion foi Dan Kitchen, um programador de Atari.

Embora anunciado como um jogo 3D, Iridion 3D usa somente gráficos 2D para texturas e sprites no qual retrata explosões e inimigos. Os desenvolvedores criaram a Ilusão de 3D por texturas de fundo repetida--uma técnica gráfica intensiva para o Game Boy Advance. Objetos Gráficos encolhem e aumentam para retratar uma posição relativa para o jogador. Ambientes de Níveis muda tal progressão do dia para a noite. Kitchen, vice presidente da Majesco dos consoles portáteis, escreveu que "colocando os gráficos de hardware do Game Boy Advance para  seus limites técnicos, Iridion 3D provê uma verdadeira experiencia 3D." Ele esperava que os jogadores ficassem impressionados pelas capacidades do jogo em um sistema portátil.

Linzer compôs a música de Iridion 3D. Algumas músicas foram iniciadas antes da programação do jogo em si. O jogo foi a primeira produção de Shin'en a utilizar GAX Sound Engine, no qual permite decodificar em tempo real os dados da música em um arquivo extremamente pequeno;isto permite mais espaço no cartucho para ser usado para gráficos. A trilha sonora foi lançada como parte de uma coleção melhorada em CD em 2003 e uma versão digital em 2010.

Em Março de 2001, a versão do GBA de Iridion foi mostrado em sua forma executável. IGN viu antes as imagens e declarou que Iridion era "alvo para se tornar padrão" de que os jogos de naves do Game Boy Advance deveriam ser, colocando a plataforma no seu limite e produzindo o mais deslumbrante jogo já visto para sistemas portáteis. Ben Stahl da GameSpot notou os excelentes gráficos e o auto "Frame Rate/Taxas de Frames", terminando com "Neste ponto, Iridion 3D se parece com o que poderia ser um grande jogo para fãs do gênero. O jogo estava um dos 17 títulos que lançaram com o GBA.

Recepção
Pontuações dos Publicadores
Publicador Pontuação
GameRankings 57% (22 resenhas)
Metacritic 53% (15 resenhas)
Pontuações das Resenhas
Publicação Pontuação
AllGame 2/5 estrelas
GameSpot 5.6 de 10
GameSpy 45 de 100
IGN 5.5 de 10
Iridion 3D foi recebido com resenhas variadas de críticos; o jogo recebeu 53% e 57% de pontuações de resenhas de publicadores de web sites como Metacritic e GameRanking, respectivamente. Entre os títulos lançados para Game Boy Advance, Iridion foi frequentemente considerado um dos mais fracos a oferecer. Apesar de resenhas fracas, Linzner manteve que Iridion 3D foi o melhor jogo para o Game Boy Advance sem personagens licenciados.

Gráficos de Iridion 3D foram elogiados; resenhas de The Washington Post, Popular Science e GameSpy consideraram Iridion 3D um excelente jogo para o Game Boy Advance e um mostruário para o desempenho gráfico dos sistemas. Um ano depois de seu lançamento, concepção de Miguel da TechTV ergueu Iridion tendo como o mais belo dos jogos para o sistema. Miguel Lopez da GameSpot aplaudiu os gráficos, escrevendo que "enquanto ele engana todas as realidades, o mundo de Iridion é ricamente detalhado, tem uma grande profundidade e é inacreditavelmente fluido. Frequentemente é difícil dizer se a tela de fundo do jogo são composta de fluxo de camera lenta ou apenas realmente extravagante matematicamente com poderosos bitmaps 2D." Menos positivo, Aaron Curtiss de Los Angeles Times escreveu que os 3D visuais falsos de Iridion foram o desapontamento comparado ao verdadeiro 3D de jogos como F-Zero: Maximum Velocity.

Em contraste aos elogios dos gráficos de Iridion, sua jogabilidade foi arrasada. Craig harris da IGN escreveu que o jogo de nave seria apenas impressionados pelo seus gráficos. Harris e Curtiss notou que a liberdade dos movimentos dos jogadores foram limitadas. Concepção reclamou de que em telas pequenas, distancias ficaram difíceis para julga-lo e as naves dos jogadores foram frequentemente atingido por balas que pareceram estar distantes. Andrew bub da GameSpy e jay Fitzloff da Game Informer criticaram que o lugar da nave, como a visão dos jogadores foram frequentemente obscura pela sua própria nave. Edge e outros observaram que o valor de voltar a jogar Iridion era baixo, enquanto Curtiss escreveu que mudanças de ambientes ajudou a manter o jogo interessante. Skyler Miller da Allgame chamou Iridion 3D de nada mais que uma demonstração de tecnologia. Uma resenha mais positiva veio da GamePro, que resenhou somado as suas experiências escrevendo que "se você está procurando algum clássico de ação de nave para seu GBA, Iridion 3D vai se encaixar perfeitamente sem nenhuma surpresa."

O design de som e a música receberam elogios. Cindi Lash da Post-Gazette elogiou a trilha sonora como demonstração da promessa do hardware do Game Boy para deixar "músicas parecidas como o brinquedo de carrossel" no passado. WiredLounge.com dise que "A trilha sonora é um clássico instantâneo, talvez um das melhores pontuações dos jogos de naves." Concepção notou que o ritmo do jogo tem "Uma grande energia de techno" foi uma declaração estranha vinda de uma companhia de jogos da Alemanha.

Iridion 3D foi um dos títulos de terceiros de mais sucesso do Game Boy Advance, pavimentando o caminho da sua continuação. Shin'en seguiu o jogo com Iridion II em 2003 e Nanostray em 2005. Iridion 3D foi lançado no Steam em 8 de Abril de 2020 junto com Iridion II.

Fonte: Iridion 3D Wikipedia English

Iridion 3D Gameplay (Youtube)

Me sigam no Instagram: Retro Games Gold

Comentários

Postagens mais visitadas