Pular para o conteúdo principal

Destaques

[Notícia] Fãs Traduzem RPG do NES Aspic: Curse of the Snakelord para Inglês

  Um grupo de Fãs tradutores lançou um patch em inglês para o RPG Japonês de 1988 do NES: Aspic: Curse of the Snakelord/Maldição do Snakelord (Originalmente intitulado como Aspic: Mahebiou no Noroi ). Assim se você gosta de checar RPG Japoneses obscuros ou jogar um dos jogos classicos do NES dos dias que se foram, você pode dá uma olhada mais de perto. A tradução foi publicada somente ontem com o trabalho do hacker Black Paladin e vários outros contribuidores. Foi traduzido do texto original Japonês até o dialogo do personagem, nomes de itens e nomes dos monstros para o Inglês, como também a legenda da tela, da introdução do jogo e edição de texto. Este essencialmente quer dizer que é mais fácil de entender do que para aqueles que não entendem Japonês para entender o que atualmente acontece na tela. Se no caso você nunca escutou falar do jogo antes, você deveria saber que Aspic: Curse of the Snakelord é a continuação do anterior Xtal Soft RPG da Lizard de 1984, onde acontece no mesmo

Pokémon Red & Blue (1998-1999) - Game Boy

 

Capa Norte Americana de Pokémon Red, na foto Charizard & Pokémon Blue, na foto Blastoise. A arte da capa de Pokémon Green tem a imagem de Venusaur(Sem Imagem)

Desenvolvedor Game Freak
Publicador Nintendo
Diretor Satoshi Tajiri
Produtores

Shigeru Myamoto
Takashi Kawaguchi
Tsunekazu Ishihara

Designer Satoshi Tajiri
Programadores Junichi Masuda
Shigeki Morimoto
Tetsuya Watanabe
Sousuke Tamada
Artistas Ken Sugimori
Atsuko Nishida
Roteiristas Satoshi Tajiri
Ryosuke Taniguchi
Fumihiro Nonomura
Hiroyuki Jinnai
Compositor Junichi Masuda
Series Pokémon
Plataforma Game Boy
Data de lançamento Pocket Monsters: Red and Green
JP: 27 de Fevereiro de 1996
Pocket Monsters: Blue
JP: 15 de Outubro de 1996
(Revista Corocoro)
JP: 10 de Outubro de 1999(Loja de varejo)
Pokémon Red & Blue:
AM: 28 de Setembro de 1998
AU: 1998
EU: 5 de Outubro de 1999
Genero RPG
Jogadores Um jogador, Multiplayer/Multijogador
Pokémon Versão Red e Pokémon Versão Blue são jogos de RPG de 1996 desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo para o Game Boy.  Eles são os primeiros capitulos das series dos Video Game de Pokémon. Eles foram lançados no japão em 1996 como Pocket Monsters: Red e Pocket Monsters: Green, com uma edição especial Pocket Monsters: Blue lançado no Japão no final do mesmo ano. Os jogos foram mais tarde lançados como Pokémon Red e Pokémon Blue na América do Norte e Austrália em 1998 e na Europa em 1999.

Pokémon Yellow é uma versão aprimorada e foi lançado no Japão em 1998 e em outras regiões em 1999 e 2000. Remakes de Red e Green, Pokemon FireRed e LeafGreen foram lançados para o Game Boy Advance em 2004. Red, Blue, Yellow mais Green no Japão foram re-lançados para o Virtual Console do Nintendo 3DS em 2016 como comemoração do 20º aniversário da franquia.

O jogador controla o protagonista de uma perspectiva de cima e caminha pela região ficcional de Kanto em uma aventura para se tornar o mestre Pokémon. A meta dos jogos é se tornar o campeão da Liga Índigo ao derrotar os oito Lideres de Ginásio e depois enfrentar a Elite dos Quatro. Outro objetivo é completar a Pokedex, uma enciclopédia, obtendo os 151 Pokémon disponíveis. Red e Blue utiliza o Cabo Link, no qual conecta dois sistemas de Game Boy juntos e permite trocas de Pokémon ou batalhar com eles. Ambos os títulos são independentes de cada um, mas o recurso tem o mesmo plano, enquanto eles podem ser jogados separadamente, é necessário para os jogadores trocarem em ambos os jogos para obter todos os 151 Pokémon.

Red e Blue foram muito bem recebido com criticas elogiando as opções de multijogador, especialmente o conceito de troca. Eles receberam uma pontuação de um agregador de 89% da GameRankings e estão entre os jogos mas bem produzidos, durante o ano inteiro avaliado na lista dos jogos mais top incluindo pelo menos quatro anos no "Top 100 Jogos de Todos os Tempos" da IGN. Os lançamentos dos jogos marcaram um começo do que se tornaria uma franquia multibilionária, juntos vendendo mais de 300 milhões de copias no mundo inteiro. Em 2009 eles apareceram no Guinnes Book of World Records como "o melhor RPG mais vendido do Game Boy" e "Melhor RPG mais vendido de todos os tempos".


Conteúdo
1 Jogabilidade
2 Enredo
 2.1 Cenario
 2.2 História
3 Desenvolvimento
 3.1 Musica
4 Lançamento
 4.1 Pokémon Yellow
 4.2 Relançamentos
5 Recepção
 5.1 Vendas
6 Legado
 6.1 Remakes
 6.2 Continuações
7 Jogos Relacionados
 7.1 Pokémon Stadium
 7.2 Pokémon Pinball


Jogabilidade
Pokémon Red e Blue são jogados em uma visão de terceira-pessoa, perspectiva de cima e consiste de três telas básicas: Um mundo no qual o jogador controla o personagem principal, uma batalha exibida em lateral e uma interface de menu, no qual o jogador tem acesso a seu
O Bulbasaur do jogador pronto
para batalhar com Charmander
Pokémon, itens ou configurações do jogo.

O jogador pode usar seus Pokémon para batalhar com outro Pokémon. Quando o jogador encontra um Pokémon selvagem ou é desafiado por um treinador, a tela muda para uma batalha em turnos que mostra o Pokémon pronto para atacar. Durante a batalha, o jogador pode selecionar uma opção para seu Pokémon lutar usando um dos seus quatro ataques, usar um item, trocar seu Pokémon ou tentar escapar (Este último não é possível em batalhas de treinadores). Pokemon tem pontos de danos(HP/Hit points); quando um HP do Pokémon chega a zero, ele desmaia e não pode mais batalhar até ser ressuscitado. Uma vez que o inimigo desmaia, o Pokémon do jogador envolvido na batalha recebe um certo ponto de experiência(EXP). Depois de acumular bastante EXP, o Pokémon subirá de nível. Um nível de Pokémon controla suas propriedades físicas, tal como estatísticas de batalha obtido e os ataques que ele aprende. Em certos níveis, o Pokémon pode evoluir. As evoluções afetam suas estatísticas e os níveis no qual novos ataques que ele aprende (Quanto mais alto o nível de evolução, ganha mais estatísticas por nível, embora eles podem não aprender novos ataques mais cedo, se todos, comparados com Pokémon de baixo nível).

Capturar Pokémon é outro elemento essencial do Gameplay. Enquanto batalhando com um Pokémon selvagem, o jogador pode jogar uma Poké Bola nele. Se o Pokémon foi capturado com sucesso ele se tornará posse do jogador. Fatores na taxa de sucesso de captura incluem o HP do Pokémon e o tipo de Poké Bola usada: quanto mais baixo o HP e mais forte é a Poké Bola, a taxa de sucesso de captura é mais alta. A última meta dos jogos é completar a Pokédex, uma enciclopédia Pokémon, ao capturar, evoluir e trocar para obter todos os 151 criaturas.

Pokémon Red e Blue permite jogadores trocarem Pokémon entre dois cartuchos via Cabo Link(Game Link Cable). Esse método de trocar deve ser feito para completar a Pokédex desde que certos Pokémon só evoluem quando trocados e cada um dos jogos tem Pokémon exclusivo da versão. O Cabo Link também torna possível batalhar com outras equipes de jogadores. Quando jogar Red ou Blue em um Game Boy Advance ou SP, o Cabo Link do GBA não funcionará; jogadores devem usar o Cabo Link Universal da Nintendo. Além disso as versões em Inglês dos jogos são incompatíveis com as Japonesas, e trocas podem corromper os arquivos de salve, como os jogos usam linguagens diferentes e sendo assim conjuntos de caracteres.

Também pode trocar uns com os outros em Pokémon Yellow, Pokémon Red e Blue podem também trocar Pokémon com a segunda geração dos jogos de Pokémon: Pokémon Gold, Silver e Crystal. Embora existam limitações: Os jogos não podem se conectar se o jogador possui na equipe um Pokémon ou ataques introduzidos na segunda geração dos jogos. Também usando o Transfer Pak para o Nintendo 64, dados como Pokémon e itens de Pokémon Red e Blue podem ser usados nos jogos do Nintendo 64 Pokémon Stadium e Pokémon Stadium 2. Red e Blue são incompatíveis com jogos de Pokémon "Advanced Generation" do Game Boy Advance e GameCube.

Enredo
Cenário
Pokémon Red e Blue fica na Região de Kanto
Baseado na Região de verdade de  Kantō
no Japão
Pokémon Red e Blue localiza-se na região de Kanto, no qual foi baseado na região da vida real de Kantō no Japão. Esta é uma região separada, como mostrada nos jogos posteriores, com diferentes habitats geográficos para 151 especies de Pokémon, com uma população humana nas pequenas cidades e grandes cidades e rotas conectando locais com outros. Algumas áreas só são acessíveis quando o jogador aprende uma habilidade ou ganha um item especial. Kanto tem várias cidades: Pallet Town, Viridian City (トキワシティ Tokiwa CIty), Pewter City (ニビシティ Nibi City), Cerulean City (ハナダシティ Hanada City), Vermillion City (クチバシティ Kuchiba City), Lavender Town, Celadon City (タマムシシティ Tamamushi City), Fuchsia City (セキチクシティ Sekichiku City), Saffron City (ヤマブキシティ Yamabuki City), Cinnabar Island (グレンじま Guren Island), Seafoam Islands (ふたごじま Twin Islands) e o Planalto Indigo (Indigo Plateau). Cada Cidade tem um lider de ginásio, como um boss/chefe e a Elite dos Quatro e uma batalha com o rival que acontece no Planalto Indigo. Áreas no qual o jogador pode caputrar pokemon abrange de cavernas ao oceano, onde todos os tipos de Pokémon disponível para capturar varia. Por exemplo, Tentacool só pode ser capturado pescando ou no oceano, enquanto um Zubat só poder ser pego em uma caverna.

Mapa da região de Kantō no
Japão
História
O jogador começa em sua cidade natal que é Pallet Town (Cidade de Pallet). Depois de tentar se aventurar na grama, o jogador é interrompido pelo Professor Oak (Professor Carvalho), um famoso pesquisador Pokémon. Professor Carvalho explica que Pokémon selvagem podem viver lá e encontra-los sozinho pode ser muito perigoso. Ele leva o jogador ao seu laboratório onde o jogador encontra o neto de Carvalho, um rival ambicioso Treinador de Pokémon. O jogador e o rival são ambos instruídos a escolher um Pokémon Inicial para suas viajens como Bulbasaur, Squirtle e Charmander. O neto de Carvalho sempre irá escolher o Pokémon mais forte que o do jogador. Ele então desafiará o jogador a uma batalha Pokémon com o seu novo Pokémon obtido e continuará a batalhar com o jogador em certos pontos pelo jogo.
Enquanto visitando as regiões da cidade, o jogador encontrará especiais estabelecimentos chamados de GYM (Ginásio). Dentro deste estabelecimento estão os Lideres de Ginásio, com quem o jogador deve derrotar em uma batalha Pokémon para obter um total de oito Insignias. Adquirindo todas as insignias, é dado ao jogador permissão para entrar na Liga Índigo, no qual possui um dos melhores treinadores Pokémon da região. Lá o jogador batalhará com a elite dos quatro e finalmente com o Campeão: O rival do jogador. Também, pelo jogo, o jogador terá que batalhar contra forças da Team Rocket (Equipe Rocket), uma organização criminosa que maltrata Pokémon. Eles inventam vários planos para roubar Pokémon raros, o jogador deve acabar com seus planos.
Desenvolvimento
O conceito inicial de Pokémon tem raizes em um hobby de colecionar insetos, um passatempo popular no qual o game designer Satoshi Tajiri brincava quando era criança. Enquanto crescia, ele observou mais urbanização tomando lugar na cidade onde ele morava e como resultado, a população de insetos diminuiu. Tajiri notou que as crianças agora brincavam em suas casas ao invés de lá fora e ele teve a ideia de um jogo, com criaturas que lembrassem insetos, chamado de Pokémon. Ele pensou que as crianças poderiam relacionar com Pokémon por individualmente nomeando eles e então controlando eles para representar medo e raiva como um bom caminho para aliviar o stress. Embora, Pokémon nunca sangra nem morre na batalha, só desmaiam - Este foi um assunto sensível para Tajiri, como ele não queria avançar e preencher o mundo do jogo com "excesso de violência".


Quando o Game Boy foi lançado, Tajiri pensou que o sistema era perfeito para sua ideia, especialmente por causa do Cabo Link no qual ele previu que os jogadores trocassem Pokémon uns com os outros. Este conceito de troca de informação era novo para a industria dos video games por que antes cabos de conexão eram apenas para ser usado para competição. "Eu imaginei uma grande informação sendo transferida ao conectar dois Game Boys com cabos especiais e eu pensei wow, isso realmente vai ser algo importante!" disse Tajiri. Shigeru Miyamoto escutou sobre o conceito de Pokémon e sugeriu criar múltiplos cartuchos com cada um possuindo diferentes Pokémon, sinal do que ajudaria no aspecto de troca. Tajiri também foi influenciado pelo jogo do Game Boy da Square The Final Fantasy Legendem uma entrevista de que o jogo deu a ele uma ideia de que mais do que apenas jogos de ação poderiam ser desenvolvidos para portáteis.

Os principais personagens foram nomeados por Tajiri como ele mesmo de Satoshi, e quem é descrito como Tajiri em sua juventude e seu amigo de longa data, modelo de inspiração, mentor e companheiro desenvolvedor da Nintendo, Shigeru Miyamoto, como Shigeru. Ken Sugimori, um artista e amigo de longa data de Tajiri, seguiu desenvolvendo os desenhos e os designs dos Pokémon, trabalhando com uma equipe de menos de dez pessoas que concebeu os vários designs para todos os 151 Pokémon. Atsujo Nishida criou os designs de Pikachu, Bulbasaur, Charmander, Squirtle e muitos outros. Sugimori depois, finalizou cada design, desenhando os Pokémon de vários ângulos, em seguida, para ajudar o departamento de gráficos da Game Freak renderizou as criaturas. Música do jogo foi composta por Junichi Masuda, que utilizou de quatro canais de sons do Game Boy para criar ambas as melodias e os efeitos de som e os "sons" dos Pokémon escutado quando encontrado com eles. Ele notou que o tema da abertura do jogo, intitulado de "Monster", foi produzido com a imagem de cenas de batalhas em mente, usando white noise para soar como uma música de marcha e imitar uma pequena bateria (Tarola).
Junichi Masuda compôs
a música de todas
as versões

Originalmente chamado de Monsters Capsule, o titulo do jogo passou por muitas mudanças devido a dificuldades da marca registrada, virando CapuMon e KapuMon antes de se estabelecer como Pocket MonstersTajiri sempre pensou que a Nintendo rejeitaria seu jogo, como a companhia não entendeu o conceito de primeira mão. Embora, os jogos se tornaram um sucesso, algo que Tajiri e a Nintendo nunca esperavam, especialmente por causa do declínio da popularidade do Game Boy.

Música
A música foi composta por Junichi Masuda em sua casa em um computador da Commodore Amiga, no qual só utilizou recursos de playback de sample de PCM e depois convertido para o Game Boy com um programa que ele escreveu.

Lançamento
No Japão, Pocket Monsters: Red and Green foram as primeiras versões, tendo sido terminado em Outubro de 1995 e oficialmente lançado em 27 de Fevereiro de 1996. Eles venderam rapidamente, devido em parte da ideia da Nintendo de produzir duas versões do jogo ao invés de um único titulo, estimulando consumidores a comprar as duas versões. Meses depois, Pocket Monsters: Blue foi lançado no Japão como uma edição especial enviada somente por carta para quem se inscreveu para a revista CoroCoro Comic em 15 de Outubro de 1996. Mais tarde foi lançado para as lojas de varejo em 10 de Outubro de 1999. Vem com uma arte atualizada no jogo e novos diálogos. Usando Blastoise como mascote, a programação, script e arte para Blue foram usados para lançamentos internacionais de Red e Green, no qual foram renomeados para Red e Blue. A edição do jogo Japonesa de Blue vem com tudo e mais um pouco de Pokémon disponível em Red e Green, tornando certos Pokémon exclusivos nas edições originais.

Para criar mais interesse nos jogos, Tajiri revelou um Pokémon extra chamado Mew Escondido neles, no qual ele acreditou que "Criei muitos rumores e mitos sobre o jogo" e "mantenho o interesse vivo". As criaturas foram originalmente adicionadas por Shigeki Morimoto como uma brincadeira interna e não foi intenção ser exposta aos consumidores. Não foi muito tarde que a Nintendo decidiu distribuir Mew através de um evento promocional da Nintendo. Embora em 2003 um "Glitch/Erro" se tornou largamente conhecido e poderia ser explorado por qualquer um que poderia obter o Pokémon elusivo.


No Pokémon da América do Norte, uma pequena equipe liderada por Hiro Nakamura examinou cada Pokémon individual, renomeando eles para o público ocidental baseado no seu visual e características depois da aprovação da Nintendo. Além disso, durante este processo, a Nintendo registrou os nomes dos 151 Pokémon para assegurar que eles seriam únicos da franquia. Durante o processo de tradução, se tornou aparente que simplesmente alterar os textos dos jogos do Japonês para Inglês era impossível: os jogos teve que ser inteiramente reprogramados do zero devido ao estado frágil do seu código fonte, um efeito colateral de tempo de desenvolvimento incomum prolongado. Sendo assim, os jogos foram baseados na mais moderna Versão Japonesa de Blue; modelando sua programação e arte depois de Blue, mas mantendo a mesma distribuição de Pokémon achados nas versões Japonesas dos cartuchos de Red e Green, respectivamente.


Quando terminados as versões de Red e Blue foram preparados para lançamentos, Nintendo alegou gastar mais de 50 milhões de dólares para promover os jogos, temendo que as series não seriam atraente para as crianças americanas. A equipe ocidental advertiu que monstros "bonitinhos" podem não ser aceitos pelo publico americano, e ao invés disso recomenda que eles sejam redesenhados e "reforçados".
então o presidente da Nintendo Hiroshi Yamauchi recusou e ao invés disso viu os jogos como possíveis recepção na América como um desafio para encarar. Apesar deste empecilho, as versões reprogramadas de Red e Blue com seus designs de criaturas originais foram eventualmente lançados na América do Norte em 28 de Setembro de 1998 mais de dois anos e meio depois de Red e Green estrear no Japão. Os Jogos foram recebidos extremamente bem pelo público estrangeiro e Pokémon se tornou uma franquia lucrativa na América. As mesmas versões foram mais tarde relançada na Austrália em algum dia no final de 1998 e na Europa em 5 de Outubro de 1999.

Pokémon Yellow
Pokémon Yellow Version: Special Pikachu Edition, mais conhecido como Pokémom Yellow Version é uma versão aprimorada de Red e Blue e foi originalmente lançado em 12 de Setembro de 1998 no Japão, com lançamentos na América do Norte e Europa em 19 de Outubro de 1999, e em 16 de Junho de 2000, respectivamente. O jogo foi designado para lembrar o Anime, com o jogador recebendo um Pikachu como Pokémon inicial e seu rival começando com um Eevee. Alguns NPC's lembram os do Anime, incluindo Jessie e James da Equipe Rocket.

Relançamentos
Durtante 12 de novembro de 2015, a demonstração da Nintendo Direct, anunciou que a geração original(Pokémon Red & Blue) dos jogos de Pokémon seriam lançados para o serviço do Virtual Console do Nintendo 3DS em 27 de Fevereiro de 2016, o 20º aniversário dos lançamentos dos jogos originais em Japonês. Os jogos incluem um primeiro para o Virtual Console: Simulando a funcionalidade do Cabo Link para permitir trocas e batalhas entre os jogos. Como era o caso do seu lançamento original, Green é exclusivo dos consumidores Japoneses. Estas versões dos jogos estão apta a transferir Pokémon para Pokémon Sun e Moon via aplicação do Pokémon BankUm pacote especial do Nintendo 2DS foi lançado no Japão, Europa e Austrália em 27 de Fevereiro de 2016 com cada console combinando a cor correspondente da versão do jogo. América do Norte recebeu um pacote especial de um Novo Nintendo 3DS com capa de prata estilizado de acordo com a arte da caixa de Red e Blue.


Em 31 de Março de 2016, as vendas dos dois jogos dos relançamentos alcançou 1.5 milhão de unidades com mais da metade sendo vendida na América do Norte.

Recepção
A maioria dos jogos receberam resenhas positivas dos críticos, possuindo uma pontuação do agregado de 88% dos GameRankings. Um elogio especial foi dado ao seu recurso multijogador: a habilidade de trocar e batalhar com Pokémon um com outro. Craig Harris da IGN deu os jogos um "masterful/pontuação mestre" 10 de 10, observando que: "mesmo se você terminar a aventura, você ainda não pode ter obtido todos os Pokémon no jogo. O desafio de capturar todos é verdadeiramente a grande cereja do bolo".
Pontuação do agregado
Agregador Pontuação
GameRankings 88% (Red)
88% (Blue)
Pontuação das Resenhas
Publicador Pontuação
All Game 4.5/5 estrelas (Blue)
EGM 8.5/10
Famitsu 29/40
GamePro 4.5/5
GameSpot 8.8/10 (Blue)
IGN 10/10 (Red)
Nintendo Power 7.2/10 (Red)
Ele também comentou a popularidade do jogo, especialmente entre as crianças, descrevendo a como uma "Loucura". Peter Barthlow da GameSpot, que deu ao jogo um "super" 8.8 de 10, citou os gráficos e áudio como um pouco primitivo mas declarou que estes foram os únicos defeitos dos jogos. Ele elogiou o valor de repetição dos títulos devido a sua customização e variedade e comentou em seu universal apelo: "sob seu exterior fofinho, Pokémon é um RPG sério e único com muita profundidade e excelente extensões multijogador. Como um RPG, o jogo é acessível o bastante para os recém-chegado no gênero para se divertirem, mas irá entreter fans hard-core também. É facilmente um dos melhores jogos do Game Boy até hoje.

O sucesso dos jogos tem sido atribuído a sua experiência inovativa de jogo do que efeitos audiovisual. Papers publicou pela Columbia Bussiness School indicando ambos Americanos e crianças Japonesas preferem a atual jogabilidade de um jogo do que super áudios e efeitos visuais. Nos jogos  de Pokémon, a falta destes efeitos artificiais atualmente tem sido para promover a imaginação e a criatividade das crianças. "Com todas essas conversas de Motores de Jogos e Texture de Mapa e assim por diante, existem algo animador sobre esta jogabilidade superlativa no qual faz você ignorar a bonitesa dos gráficos 8-bit" comentou no The Guardian.

Durante o segundo anual AIAS Interactive Achievement Awards (agora conhecido como o D.I.C.E. awards), Pokémon Red e Blue ganhou o prêmio de "Excelente acabamento do personagem ou o desenvolvimento da história",  junto com nominações para "Console do Role-Playing Game of the Year/Console de RPG do Ano" e excelente acabamento no design interativo.

Vendas
Pokémon Red e Blue estabeleceu o precedente que se tornou um um sucesso de vendas e uma franquia multibilionária. Red, Green e Blue venderam 1.04 milhões de unidades no Japão durante 1996 e outros 3.65 milhões em 1997. A última estatística feita com jogos de Pokémon, coletivamente, foi o melhor jogo mais vendido do país do ano, ultrapassou Final Fantasy VII. Os jogos de Pokémon combinados Ultimamente venderam 10.23 milhões de copias no Japão e a partir de Agosto de 2020 são os jogos mais vendidos do país. O vídeo game foi acompanhado pelo jogo de Cartas de Pokémon/Pokémon Trading Card; ambos os video game e o jogo de cartas engrossaram um rendimento de vendas de mais de $4 bilhões no Japão desde 2000.


Nos Estados Unidos, se tornou o mais rápido de vendas do Game Boy, tendo vendido 200,000 Copias dentro de duas semanas e 4 milhões de unidades no final de 1998. No fim da jornada ele vendeu um total de venda combinada de 9.85 milhões nos Estados Unidos. As vendas dos jogos no mundo inteiro alcançou mais de 31 milhões de copias vendidas. Em 2009, IGN referiu a Pokémon Red e Blue como "RPG mais vendido do Game Boy" e "RPG mais vendido de todos os tempos".
Legado
O site de videogame 1UP.com fez uma lista dos "5 melhores jogos 'Late to the Party/Atrasado para a festa'" mostrando títulos selecionados que "provam seu potencial que não é aproveitado em uma plataforma de jogos" e foram um dos últimos jogos lançados para seus respectivos consoles. Red e Blue foram avaliados primeiro e chamou a de a "Arma secreta da Nintendo" quando os jogos foram lançados para o Game Boy no final dos anos 1990. A Nintendo Power listou as versões Red e Blue como o terceiro melhor jogo para o Game Boy e Game Boy Color, declarou que há algo sobre os jogos que os mantém jogando até capturar todos os Pokémon. Ben Reeves da Game Informer chamou eles (Junto com Pokémon Yellow, Gold, Silver e Crystal) o segundo melhor jogos de Game boy e declarou que eles tem mais profundidade do aparenta. A revista oficial da Nintendo (Official Nintendo Magazine) nomeou o jogo como um dos melhores jogos de todos os tempos, colocando no 52º da sua lista de jogos top 100. Red e Blue foram número 72 na IGN do "Top 100 jogos de todos os tempos" em 2003 no qual os resenhistas notaram que os dois jogos "começaram a revolução" e elogiou a profundidade do game design e estrategia complexa, como também a opção de troca entre outros jogos. Dois anos depois, ele subiu de rank para o número 70 na lista atualizada, com os legados novamente notou ter inspirado muitos jogos, filmes, programas de televisão e outras marcas, fortemente enraizada na cultura popular. Em 2007, Red e Blue foram avaliado no número 37 da lista e os resenhistas observou nos jogos'Longevidade':
        
Para tudo que aconteceu na década desde então, tudo começou bem aqui, com Pokémon Red/Blue". É o único com forma de exploração, treinamento, batalha e troca criando um jogo que foi mais em profundidade do que sua primeira aparição e atualmente forçou o jogador a socializar com outros para ter verdadeiramente a experiência de tudo que ele oferece. O jogo é grande, atraente e brilha com todos aqueles vícios intocáveis que só os melhores títulos são capazes de capturar. Diga o que você quiser do jogo, mas poucos jogos da franquia podem afirmar ser popular durante dez anos depois do seu primeiro lançamento nas estantes das lojas.

Os jogos são amplamente creditados que iniciou e ajudou a pavimentar o caminho para o sucesso multibilionário das series. Cinco anos depois do lançamento inicial de Red e Blue, Nintendo celebrou seu "Pokéaniversário". George Harrison, o sênior vice presidente de marketing e comunicações corporativas da Nintendo da América, declarou que "Estas preciosas joias [Pokémon Red e Blue] evoluíram para Ruby e Sapphire. O lançamento de Pokémon Pinball começou uma linha de grandes novos jogos de Pokémon adventures que serão introduzidos nos meses seguintes". As series tem vendido mais de 300 milhões de jogos, todos com um enorme sucesso das versões originais de Red e Blue.

Em 12 de Fevereiro de 2014, um programador anônimo Australiano lançou Twitch Plays Pokémon, "Um experimento social" no website de vídeo streaming do Twitch. O projeto foi uma multidão tentando jogar um jogo modificado da versão de Pokémon Red digitando comandos no chat do canal, com uma média de 50,000 pessoas participando ao mesmo tempo. O resultado foi comparado ao "watching a car crash in slow motion/Assista uma batida de carro em camera lenta". O jogo foi terminado em 1 de Março de 2014 com mais de 390 horas de vários usuários controlando o jogo sem parar.

Remakes
Pokémon versão FireRed e Pokémon versão LeafGreen são remakes melhorados de Pokémon Red e Green. Os novos títulos foram desenvolvidos pela Game Freak e publicado pela Nintendo para o Game Boy Advance e tem comptatibilidade com o Adaptador Wireless do Game Boy Advance, no qual vinha como pacote nos jogos. Embora devido as novas variáveis adicionadas a FireRed e LeafGreen (como alterar a estatística única "Especial" em duas estatísticas separadas de "Ataque Especial/Special Attack" e "Defesa Especial/Special Defense"), estes títulos não são compatíveis com versões antigas. FireRed e LeafGreen foram o primeiro lançados no Japão em 29 de Janeiro de 2004 e lançado na América do Norte e Europa em 9 de Setembro e 1 de Outubro de 2004 respectivamente. Dois anos depois do lançamento, A Nintendo os re-comercializou como títulos Player's Choice/Escolha do jogador.

Os jogos receberam a aprovação da critica, obtendo um agregado de pontuação de 81 porcento no Metacritic. A maioria dos críticos elogiaram o fato de que os jogos introduziram novos recursos enquanto mantendo ainda a jogabilidade tradicional das series. Recepção dos gráficos e áudio foram mista, com alguns resenhistas reclamando que eles foram muito simplista e não teve uma melhora das versões anteriores dos jogos, Pokémon Ruby e Sapphire. FireRed e LeafGreen foram um sucesso comercial, vendendo por volta um total de 12 milhões de copias no mundo inteiro.

Continuações


Jogos Relacionados



Longplay Pokémon Red do Canal PocketDext do Youtube

Fonte: Wikipedia Pokémon Red & Blue (Inglês)

Me sigam no Instagram: Retro Games Gold

Comentários

Postagens mais visitadas