Pular para o conteúdo principal

Destaques

[Notícia] Fãs Traduzem RPG do NES Aspic: Curse of the Snakelord para Inglês

  Um grupo de Fãs tradutores lançou um patch em inglês para o RPG Japonês de 1988 do NES: Aspic: Curse of the Snakelord/Maldição do Snakelord (Originalmente intitulado como Aspic: Mahebiou no Noroi ). Assim se você gosta de checar RPG Japoneses obscuros ou jogar um dos jogos classicos do NES dos dias que se foram, você pode dá uma olhada mais de perto. A tradução foi publicada somente ontem com o trabalho do hacker Black Paladin e vários outros contribuidores. Foi traduzido do texto original Japonês até o dialogo do personagem, nomes de itens e nomes dos monstros para o Inglês, como também a legenda da tela, da introdução do jogo e edição de texto. Este essencialmente quer dizer que é mais fácil de entender do que para aqueles que não entendem Japonês para entender o que atualmente acontece na tela. Se no caso você nunca escutou falar do jogo antes, você deveria saber que Aspic: Curse of the Snakelord é a continuação do anterior Xtal Soft RPG da Lizard de 1984, onde acontece no mesmo

Ys Book I & II (1989) - NEC PC-ENGINE

Desenvolvedores: Alfa System
DigiCube(PS2)
Dreams(DS)
Publicadoras Hudsonsoft
Atlus (DS)
Xseed Games (PSP, PC)
Diretor Masaya Hashimoto
Designer Masaya Hashimoto
Programador Hiromasa Iwasaki
Roteiro Tomoyoshi Miyazaki
Compositor Ryo Yonemitsu
Séries Ys
Plataformas TurboGrafx-CD, Microsoft Windows, PlayStation 2,
Nintendo DS, PlayStation Portable, Android, iOS
Lançamento TurboGrafx-CD
JP: 21 de Dezembro de 1989
AN: 1990
Microsoft Windows
JP: 1997
Complete
JP: Junho 28, 2001
Chronicles
JP: December 24, 2009
Mundo Inteiro: 14 de Fevereiro de 2013
PlayStation 2
JP: 7 de Agosto de 2003
Nintendo DS
JP: 20 de Março de 2008
AN: 24 de Fevereiro de 2009
PlayStation Portable
JP: 16 de Julho de 2009
AN: 22 de Fevereiro de 2011
EU: 23 de Fevereiro de 2011
Android & iOS
Mundo Inteiro: 29 de Abril de 2015
Gênero Ação RPG
Modo Um Jogador


Conteúdo
1 Visão Geral
2 Enredo
Ys I
Ys II
3 Renakes
 3.1 Microsoft Windows
  3.2 PlayStation 2
 3.3 Nintendo DS
 3.4 PSP (PlayStation Portable
3.5 Android & iOS
4 Recepção
5 Trilha Sonora

Ys I & II (イースI・II, Īsu I II) é uma compilação de um jogo de ação-rpg para o TurboGrafx-CD lançado em 1989 pela Hudson Soft/NEC. Ele consiste de remakes aprimorados dos dois primeiros jogos de Ys desenvolvido e publicado pela Nihon Falcom para o computador pessoal PC-8801 no Japão. Foi lançado como Ys Book I & II para o TurboGrafx-CD na América do Norte em 1990 e foi empacotado para o TurboDuo em 1992. Ys I & II foi lançado no Virtual Console do Japão em Outubro de 2007 e no mundo inteiro no ano seguinte.

Visão Geral
Ys I & II consiste de remakes aprimorados dos dois primeiros jogos lançados nas séries Ys, Ys I: Ancient Ys Vanished e Ys II: Ancient Ys Vanished -- The Final Chapter. Foi um dos primeiros jogos a usar CD-ROM, no qual foi utilizado para melhorar os gráficos, cutscenes animadas, um Red Book CD (CD Áudio) da trilha sonora e dublagem. O jogo em inglês também foi um dos primeiros a usar dublagem. O jogo usa mais de 500 megabytes de armazenamento no CD-ROM, incluindo 43 faixas de músicas, 24 minutos de dublagem do personagem e 20 minutos de sequencias de cutscene animadas.

Nos dois jogos o jogador controla um espadachim de cabelo avermelhado com o nome de Adol Christin. No primeiro jogo ele deve procurar os seis livros de Ys, Estes livros contém a história de um antiga terra banida de Ys que dará a ele conhecimento necessário que ele precisa para derrotar as forças do mal que atualmente está na terra de Esteria.

Em Ys II Adol é transportado para a civilização de Ys e começa uma jornada para revelar os segredos da terra e finalmente livrar Esteria do Mal. Todas as traduções em Inglês de Ys II foram parte de uma compilação: sem versão dos jogos separados (Exceto para iOS e Android).

Enredo

Ys I
Ys I começa com uma cutscene mostrando o personagem principal, Adol Christin, olhando para o mar em Stormwall no qual apareceu perto da ilha de Esteria seis meses atrás. Determinado a investigar a situação, Adol se prepara para ir para Esteria em um pequeno barco; Apesar de seu barco ter sido afundado por uma tempestade e Adol foi lançado no litoral de Esteria. Ele é salvo por uma aldeão com o nome de Slaff do porto da cidade de Barbado. Adol se recupera na casa do doutor de Barbado e descobre que Slaff é ambos o filho do doutor e chefe da milicia da cidade. A milicia foi formada quando demônios e monstros apareceram na ilha, ao mesmo tempo quando Stormwall se formou. A Stormwall corta Esteria do resto do mundo que é completamente focado no comercio de prata na mina da ilha.

Adol parte para saber mais sobre a situação da ilha na grande cidade de Minea. Lá, ele encontra uma mulher trovadora com o nome de Reah. Reah está a procura de sua Harmônica de Prata, no qual foi roubado de um bando de ladrões que ela encontrou na cidade. Ligado com os furtos está um homem com uma capa preta. Adol então encontra a vidente Sara, que conta a ele que ela teve uma visão que um feroz espadachim iria desempenhar uma um papel importante no destino de Esteria, Ela conta a Adol dos seis livros de Ys, com o nome de cada reino antigo que existiu em uma ilha setecentos anos atrás. Os livros de Ys continham a história completa da ascensão e queda de Ys e ele seria um instrumento para salvar Esteria. Sara informa a Adol que um livro está no santuário de Salomão/Solomon e o envia para a cidade de Zepik para falar com sua tia Jeba para aprender mais.

Em Zepik, Jeba dá a Adol a chave para o santuário. Adol também encontra o prefeito de Zepik e fica sabendo que o os Sinos de Pratas no baú foram roubados. Os Sinos de Pratas emite um som que afasta o mal e sem ele, Zepik está vulnerável a ataques a demônios. Adol assume a missão do prefeito para negociar a devolução dos sinos dos grupos dos bandidos na área. Quando Adol encontra com o lider dos bandidos Goban, Goban diz que seu grupo só roubou por que ele era corrupto para dar aos pobres e que de fato todos os sinos de prata em posso dos bandidos havia sido roubado deles. Adol parte e entra no Santuário de Salomão.

Adol luta contra demônios no Santuário de Salomão. Nos andares de baixo, ele resgata um garota com um cabelo azul comprido trancada em uma cela. A garota revela que seu nome é Feena e que um homem com uma capa preta está preso aqui, mas ela não tem lembranças sobre seu passado. Adol leva Feena para que Jeba cuide dela, mas antes de retornar para o santuário, ele descobre o primeiro livro de Ys nos andares de baixo. Retornando para Minea, ele encontra Sara assassinada durante sua ausência, com o culpado sendo um homem de capa preta, apesar disso Sara já deu a posse mais importante para um amigo para presentear Adol - o segundo livro de Ys. Ele revelou que Reah foi a única que tinha o livro de Ys de Sara e ela devolve para Adol em troca de sua Harmônica de Prata. Ele então vai para a mina da aldeia em ruínas de Rastin para obter terceiro livro. Adol se apronta para ir para mina e recuperar o terceiro livro das profundezas e retorna para Zepik. Lá, ele encontra Feena recuperada sob os cuidados de Jeba.

Jeba e sua família são descendentes do padre Tovah de Ys e sendo assim Jeba está apta a ler os textos anciões dos livros de Ys para Adol. Os três livros narram a história da criação de Cleria na antiga Ys, no qual trouxe grande prosperidade para ilha. Embora, um dia, grandes hordas de demônios de repente apareceram e atacaram. Um demônio líder com com seis grandes demônios liderados pelas forças malignas. O povo de Ys foi para o Templo de Salomão enquanto eles ficaram cercados. Durante o cerco as deusas gêmeas de Ys de repente desapareceram . Os seis Padres de Ys criaram os livros de Ys e imbuíram com forças magicas, assim um dia eles poderão guiar o herói para salvar a terra de Ys. O povo de Ys então tomou razão que Cleria tinha sido o que atraiu o mal e então se enterrou profundamente na terra. Seguindo isto, jeba conta a Adol que os livros que faltam de Ys deve estar localizado na grande Torre de Darm/Tower of Darm, uma estrutura imponente que ascende até as nuvens.  A torre tem o apelido de "A Torre do Demônio" e fica em frente de uma cratera gigante com o nome de Bagyu Ba'dead.

Descobre que o lider dos bandidos Goban é filho de Jeba e a toca dos bandidos estava na entrada da Tower Darm para proteger a ilha depois que os demônios apareceram. Goban abra o portão para Adol notando que seu tenente Dogi estava em album lugar na torre, tendo anteriormente entrado com outros bandidos em uma tentativa de sucesso para destruir os monstros na torre. Adol sobe na torre, mas logo é pego por uma armadilha mágica no qual teletransporta para dentro de uma prisão. A cela está ocupado com Luta Gemma, poeta sonambulo de Zepik que foi capturado pelos monstros, Eles logo são resgatados por Dogi, quem está apto a dar socos contra a parede com suas mãos. Dogi envia Adol para procurar um homem chamado Raba nos andares de cima. Raba foi um estudante que visitou Esteria que estava dentro da Torre de Darm, estudando sua história, quando de repente os demônios apareceram. Raba dá a Adol um amuleto mágico no uqal permite que Adol passe pelas armadilhas da torre. Assim, Luta é descendente de um padre de Ys chamado Gemma e Adol é dado um outro amuleto com um dom de livar selos mágicos. Adol sobe mais adiante, encontrando mais dois livros no caminho. Perto do topo da torre, Adol descobre que Reah está também na torre, tendo deixado ele ser capturado e trazido para lá assim ela poderia dar a Adol um monóculo mágico no qual permitirá que ele leia o idioma dos Livros de Ys.

Depois de alcançar o topo da torre, Adol finalmente confronta o antagonista final - Dark Fact, um descendente de um Padre de Fact. Dark Fact orgulha-se de que os esforços de Adol para coletar os livros apenas ajudaram em seu plano e que quando ele levar os cinco livros e combina-los com os que já tem, uma grande força será revelada. Nas duas lutas Adol é vitorioso. Na capa de Dark Fact, Adol encontra o último livro de Ys. Como Adol usa seu monóculo para ler todos os livros, uma poderosa luz branca ilumina preenchendo sua visão e um sentimento de serenidade o domina. Os monstros da ilha se dissolvem no ar, deixando tudo em paz. Os mundos nos livros começam a desaparecer e e as formas das Deusas começam a materializar-se antes dele (Note que Adol não reconhece os rostos das Deusas). Adol descansa e decide contar a Feena tudo o que ele viu logo quando ele retorna para Zepik. Lentamente, a luz branca encapsula todo seu corpo. 

Ys II
A história de Ys II continua logo no fim do Ys I. O jogo começa com uma cutscene animada mostrando uma pessoa em uma sala escura conversando com uma esfera brilhante sobre Adol. Eles estão impressionados pela conquista dele sobre a Torre Darm e decide continuar a observa-lo. A cena então troca para os momentos finais de Ys I, com uma luz emanando dos livros de Ys e ao redor de Adol. Adol depois de repente está voando no céu pela magia dos livros, enquanto Feena e Reah assistem de um penhasco fora da torre. A energia  magica deposita em Adol e os Livos de Ys em um flash de luz no campo, onde ele é descoberto por uma garota. A cena volta a mostrar Adol aterrissando em uma ilha flutuante no ar.

Um flashback de 700 anos atrás é mostrado: As duas Deusas de Ys estão em pé ao redor da esfera brilhante com seus olhos fechados, profundamente em concentração. Fora, uma horda de demônios ficam em seu local. Uma ilha voadora é criada e sobe até o céu mais alto, deixando uma grande cratera por trás. Nos dias atuais, a ilha flutua muito acima da Torre de Darm.

Quando Adol acorda, ele enfraquecido pergunta a uma garota onde ele está. Ela conta a ele que seu nome é Lilia e que ele está em Ys. Adik é trazido para o vilarejo de Lance e se recupera na casa de Lilia. Quando ele acorda, a mãe de Lilia conta a ele sobre Ys e sobre ao redor da área. A mãe de Lilia também pede que Adol entregue uma carta para a cidade do doutor, Dr. Flair, falando sobre sua enfermidade. Falando com os vilarejos de Lance, ele aprende que demônios apareceram na ilha seis meses atrás, no qual forçaram os aldeões a abandonar as minas próximo de Rasteenie. Além do mais, a maioria dos aldeões não estão cientes de que há um mundo fora de Ys.

Adol vai para a clinica da cidade para procurar pelo doutor, mas o doutor não está presente. De repente, um pombo chega na clinica trazendo uma mensagem do doutor, no qual diz que ele caiu em um armadilha nas minas da caverna de Rasteenie enquanto ele estava pegando ervas. Pedem a Adol para resgatar o doutor das minas, por que só Adol pode lutar contra demônios lá dentro. Adol concorda e encontra com um ancião do vilarejo para ganhar permissão para entrar nas minas O ancião aceita, mas menciona que ele viu duas garotas que parecia com as Deusas enquanto caminhava nas ruínas perto das minas. O ancião também conta a Adol que ele tem posse dos livros de Ys que mostram que ele foi guiado por espíritos dos Padres de Ys para a ilha. O ancião revela a Adol que há um lugar chamado de Santuário de Toal/Sanctuary of Toal, conectado as minas de Rasteenie, no qual há estatuas em uma sala de todos os seis padres e que Adol deveria retornar o livro para cada estatua para aprender sobre seu proposito na ilha.

Adol vai para as minas com três metas. Nas ruinas fora das minas, Adol descobre um bastão que garante a ele a usar magia depois de toca na estatua da Deusa. Um aldeão ancião que testemunha conta a Adol que seis magias do Padre de Ys estão espalhadas pela ilha e será de bom uso na aventura de Adol. Dentro da mina, Adol rapidamente acha Dr. Flair e desenterra, entregando a carta da mãe de Lilia ao mesmo tempo. Dr. Flair lê e conta a Adol que ele estava procurando na mina ingredientes para a enfermidade de Lilia. No resto da mina Adol encontra as ervas que o doutor precisa, assim também como muitas ervas que soltam feitiços mágicos. Ele retorna para o Dr. Flair com as ervas e Dr. Flair cria um remédio para Lilia. Quando Lilia fica sabendo que Adol arriscou sua vida para pegar os ingredientes para o remédio, ela eternamente está agradecida e jura que está em divida pela sua vida a ele.

Quando Adol devolve os livros de Ys para as estatuas dos Padres de Ys, os espíritos nas estatuas revelam que demônios apareceram em Ys ao mesmo tempo quando eles apareceram na terra firme na ilha de Esteria. Eles também revelaram mais sobre a história de Ys, declarando que sem saber, a fonte dos demônios foi trazida com eles quando eles criaram a ilha a 700 anos atrás perto do Santuário de Salomão. Demônios foram criados como sub-produto de magia. O mestre dos demônios fica no Santuário de Salomão, O lar das Deusas e dos Padres de Ys. Adol deve achar as Deusas e derrotar o mal no Santuário de Salomão para destruir todos os demônios para sempre.

Adol viaja para Lance e vai para o Santuário no centro da ilha, passando pela Geleira de Noltia/Glacier of Noltia e pela lava do Fosso de Burnedbless/Moat of Burnedbless, dois recursos geográficos criados pelas Deusas 700 anos atrás como uma tentativa de deter demônios de atacar o Santuário. No fosso, Adol descobre a Colonia de Lava, onde os habitantes são muitos hostis com ele. Adol é barrado de passar pela ponte fora do vilarejo, mas, usando os feitiços que ele aprendeu, ele descobre que o filho do dono da ponte Tarf foi sequestrado por demônios para forçar os aldeãos a parar Adol na Lava. Adol resgata o garoto com a ajuda de um demônio amigável e inteligente de nome Keith e é permitido seguir avante na Lava.

Adol finalmente chega no vilarejo de Ramia, que fica fora do Santuário de Salomão. Alguns meses atrás, os demônios sequestravam aldeões para usa-los como sacrifícios humanos. Adol encontra com um aldeão ancião, Hadat, no qual seu filho, Sada recentemente entrou no Santuário na tentativa de salvar sua noiva, Maria. Hadat dá a Adol conselho sobre o Santuário e pede que ele tente salvar Sada e Maria,

Adol infiltra no Santuário de Salomão cheio de demônios com a ajuda de um feitiço de disfarce. Embora, no meio do Santuário, ele é descoberto por um mago de manto negro com o nome de Dalles (reconhecido como uma Pessoa Negra da cutscene de introdução). Dalles está apto a ver através do disfarce de Adol e amaldiçoa Adol com uma aparência permanente de demonio. Voltando para o vilarejo de Ramia para procucar ajuda, Adol está apto a desfazer a maldição com a ajuda de um copo sagrado que pertenceu ao Padre Hadal, Qualquer água que coloque dentro dela instantaneamente se torna uma Água Sagrada, no qual permite que Adol escape da maldição de Dalles.

Continuando sua infiltração no Santuário, Adol descobre o esconderijo de alguns aldeãos sequestrados que escaparam do cativeiro. Lilia está entre eles, tendo deixado o Vilarejo de Lance devidos aos sonhos de ajudar Adol em sua jornada. Dalles novamente aparece, agradecendo Adol por conduzir ele a fugir e transforma todo mundo em pedra. deixando só Adol sem dano assim ele sofreria mentalmente

Destemido, Adol continua a explorar o resto do Santuário de Salomão e novamente encontra o amigável demônio Keith, que conta a ele que Maria irá ser sacrificada próximo a Torre do Sino/Bell Tower  chamado Campanile of Lane. Adol entra na Torre do Sino, lutando até o topo, derrotando o demônio Feiticeiro Zava e vendo Maria no caminho. No topo da Torre, Adol tenta parar o ritual, mas Dalles aparece mais uma vez e assegura que o sacrifício não foi incomodado. Adol depois descobre o Ídolo da Pedra do Sonho, um artefato que está apto a reverter magia de petrificação. Ele também nota que Maria disapareceu do onde ele viu ela. Com o artefato, Adol está apto a devolver os aldeões petrificados (Incluindo Sada) para o estado normal antes de ir para o núcleo mais profundo do Santuário. Dalles aparece mais uma vez para deter o caminho de Adol e os dois começam a lutar até a morte, com Adol sendo vitorioso.

Adol segue para o núcleo, ele encontra muitos aldeãos, todos eles descendentes dos Padres de Ys, que veio para ajudar ele. ele também descobre que Maria sobreviveu ao ritual, agradece ao bracelete magico passado de geração em geração. Lilia também aparece e entrega um anel a Adol que pode quebrar a magia das barreiras barrando seu caminho. Fora da sala final, Adol descobre as duas Deusas aprisionadas pela energia magica. Ele está estragado pela voz do mestre dos demônios, que revela que depois de 700 anos, ele finalmente foi libertado da sua prisão colocada pelas Deusas e os Padres de Ys e agora demônios finalmente dominam o mundo.

De repente, Goban Tovah e Luta Gemma de Ys I aparece na sala. Eles subiram na torre de Darm depois de ter um sonho no qual as deusas contaram a eles que Ys retornou para a superfície e eles eram necessários. Goban entrega a Harmonica de Prata de Reah, o som no qual afasta a energia que amarra as Deusas. Adol finalmente está apto a encontrar as Deusas, que seriam Feena e Reah

Reah explica que os eventos que conduziram a este ponto: 700 anos atrás, depois dos demônios terem sido derrotados, as Deusas selaram a força da perola negra, uma grande esfera que era a fonte da magia na sociedade do Antigo Ys, eles descobriram que a magia da perola negra causou a criação dos demônios como efeitos colaterais. As Deusas também escolheram ficar atrás da superfície de Esteria e selou o metal do encantamento magico das profundezas de Cleria na terra, depois elas entraram em um sono profundo. Seculos se passaram e tudo era pacifico, mas alguns de Cleria foi acidentalmente minerado pelos habitantes de Esteria enquanto eles estavam minerando prata. Isto soltou bastante magia para ativar o Dark Fact para quebar o selo da Perola Negra, conduzindo para os eventos de Ys I.

As Deusas não tinham força para selar os demônios novamente e deve agora pedir a Adol para ser o herói delas. Com os descendentes dos Padres de Ys e as Deusas presente, Adol ganha o poder delas antes de encarar seu oponente final: A sensitiva forma da Perola Negra, Darm. Depois de uma longa batalha, Adol está apto a destruir-lo, Derrotando todos os demônios de Ys.

Adol reaparece no Santuário das Deusas, com Feena, Reah e todos os descendentes dos Padres. Eles todos parabenizam ele e diz que com a Perola Negra destruida, a ilha flutuante de Ys estava lentamente descendo para sua posição original, na grande cratera de Esteria. Com os olhos cheios de lagrimas, Feena diz adeus para Adol, como as Deusas novamente entrarão em um sono magico para ficar de vigia em Esteria e certificar que a magica da Perola Negra não retorne e elas desejam confessar seus sentimentos para ele antes, pedindo a ele que sempre se lembre delas. Elas lentamente parte, os habitantes de Ys prepara para uma nova era, se juntando com o resto do mundo.

Remakes
Microsoft Windows
Ys Eternal foi um reamke de Ys I & II lançado no Japão para a plataforma Microsoft Windows em 1997. Ele contém gráficos atualizados e 
sequencias FMV. Ys I & II Complete foi lançado no Japão para o Microsoft Windows em 28 de Junho de 2001. Ys I & II Chronicles foi lançado no Japão para Microsoft Windows em 24 de Dezembro de 2009. Ele também foi baseado em Ys I & II Complete. Uma versão aprimorada dublado de Ys I & II Chronicles Plus foi lançado na América do Norte e Europa em 14 de Fevereiro de 2013 para o Steam e depois para o GOG.COM.

Playstation 2
Ys I & II: Eternal Story foi lançado no PlayStation 2 em 7 de Agosto de 2003. Basedo em Ys I & II complete, ele adicionou novos personagens e itens dos aprimoramentos dos jogos anteriores. Eternal Story Também foi lançado só no Japão.

Nintendo DS
Ys I & II DS foi lançado para o Nintendo DS no Japão em 20 de Março de 2008, como jogos separados antes do Bundle de 18 de Abril, entitulado Ys: DS / Ys DS Special Box. Foi mais tarde lançado na América do Norte em 24 de Fevereiro de 2009 com o titulo Legacy of Ys: Books I & II como um bundle. O remake inclui gráficos 3D, sons melhorados (ambos usando a edição anterior como base) e multi-jogador até 4 pessoas. Cada cópia da primeira impressão do jogo também inclui um CD de trilha sonora como bônus.

StageSelect.com premiou o remake do Nintendo DS  com 8 de 10 e considera ele uma adição nostálgica para a coleção de qualquer pessoa. 

PSP (PlayStation Portable)
Ys I & II Chronicles foi lançado para o PSP(PlayStation Portable) em 16 de Julho de 2009. Ele também se baseia em Ys I & II Complete. XSEED Games localizou e publicou o jogo na América do Norte, onde foi lançado em 22 de Fevereiro de 2011. Foi lançado também na Europa (Só no PlayStation Network) em 23 de Fevereiro de 2011. Quando começar um novo jogo, o jogador pode escolher entre dois modos diferentes, no qual aparecerá imagens de personagens de jogo de 2001 do Windows ou um inteiro novo retrato criado para esse porte. A trilha sonora pode ser mudada a qualquer tempo durante o jogo, entre o lançamento do PC88, O do Windows de 2001 ou uma trilha sonora inteiramente instrumental re-organizada criada para a edição do PSP.

Android & iOS
Ys Chronicles I foi lançado no mundo inteiro para telefones móveis em Abril de 2015, produzido pela DotEmu. Esta versão é baseada na do PSP de Ancient Ys Vanished Omens e está disponível para Android e iOS. Em Fevereiro de 2016, Ys Chronicles II foi lançado para Android e iOS.

Recepção

Pontuação dos Agregadores
Agregador Pontuação
DS iOS PC PSP TurboGrafx-16 Wii
GameRankings 71% (Ys I) 78% N/A 67% 86% N/A
Metacritic 67/100 N/A N/A 63/100 66% N/A
Pontuação das Resenhas
Publicação Pontuação
DS iOS PC PSP TurboGrafx-16 Wii
CGW N/A N/A N/A N/A Positivo N/A
Dragon N/A N/A N/A N/A 5 Estrelas N/A
EGM N/A N/A N/A N/A 35/40 N/A
Famitsu N/A N/A N/A N/A 35/40
10/10
N/A
GamePro N/A N/A N/A N/A 24/25 N/A
IGN N/A N/A N/A N/A N/A 8.5/10
Nintendo Life N/A N/A N/A N/A N/A 9/10 Estrelas
RPGFan N/A N/A 100% N/A 92% N/A
TouchArcade N/A (Ys I) - 4.5/5 Estrelas
(Ys II) - 4.5/5 Estrelas
N/A N/A N/A N/A
TurboPlay N/A N/A N/A N/A 9/10 Estrelas N/A
Premiações
Publicação Premios
OMNI Magazine Jogo do Ano
Electronic Game Monthly Melhor Jogo de RPG
Melhor som e BGM em um Videogame
Atlus, Gamasutra,
GamesTM,
GameZone,
Hardcore Gaming 101,
RPGamer,
RPGFan
Melhor música de todos os tempos
Electronic Game Monthly, 1UP, GameSpot Melhores jogos de todos os tempos

Em 1990, o jogo recebeu o premio de melhor jogo do ano da OMNI Magazine, assim também como muitos outros prêmios. A edição de Agosto/Setembro de 1990 da revista TurboPlay elogiou o jogo em sua resenha, declarando que a sequencia de introdução é "Espetacular", que "tudo, desde os gráficos até a jogabilidade é incrível. GamePro dise "tem de tudo", incluindo "super gráficos, jogabilidade de RPG envolvente e uma jornada de quebar o cérebro" e também "Magnifica" música e "sequencias de animações excelentes". Computer Gaming World resenhou o jogo na edição de Dezembro de 1990, onde o resenhista Roe R. Adams (que trabalhou nas series Wizardry) declarou que o "maior avanço nos jogos deste ano tem sido primeiro dos programas em discos de CD-ROM do Japão" e que "Ys é o primeiro CD-ROM disponível aqui atualmente mostrando as novas capacidades da tecnologia". Ele elogiou os gráficos melhorados e os "espetaculares" cutscenes de anime. Ele também elogiou o enredo, incluindo o "suspense" e o "sentido de urgência" durante o climax e a jogabilidade, incluindo as várias mini-quests e o I.A dos inimigos que "recentemente persegue o jogador, se voltando para ele e atacando-o. Sua única critica contra o jogo foi o incomum sistema de batalha encostando nos inimigos.

O jogo foi resenhado em 1991 na edição de #172 da Dragon na coluna "O domínio dos computadores", onde resenhistas deu ao jogo 5 de 5 estrelas. A resenha elogiou muitos aspectos do jogo, incluindo "personagens importantes no qual vozes podem realmente ser escutadas", as sequencias cinematicas sendo "Bem feito" e "extremamente satisfatória assistir"  e a animação sendo "o melhor que nós ja vimos" em um jogo de TurboGrafx, concluindo, é "um grande jogo de aventura que oferece um longo jogo, música, sequencias cinemáticas e RPG de ação". O painel da Electronic Gaming Monthly de seus quatro resenhistas deu ao jogo uma pontuação de 10, 9, 8, chamando o jogo de o maior fenômeno de RPG já feito". Eles premiaram o jogo como o "melhor RPG do Vídeo Game" e melhor "super uso das vozes e da música do CD", e concluiram que o "jogo é magnificante do começo ao fim, ganhando de todos os RPGs em uma competição. Os compradores do guia de Video Game  descreveram como ainda "um(bem, dois atualmente) dos melhores RPGs.

RPGFan resenhou o jogo em 2001 e deu uma nota de 92%. eles descreveram com "o primeiro RPG do primeiro console de CD-ROM" e declararam que seu "lançamento anunciou a evolução dos padrões dos jogos de RPG", prometendo "um muito mair, um mundo mais colorido, com povo realista de personagens que comunicam com voz ao invés de texto". Ele foi elogiado por vários aspectos do jogo, incluindo os controles responsivos, os gráficos como tendo "ficou no teste do tempo", a trilha sonora foi como um "uma obra prima de áudio" (dando ao som um pontuação de 100%), as "performances vocais" e a "dublagem" ultrapassa  a "maioria das dublagens dos jogos produzidos hoje", o "mundo fantástico" e a "história de tragedia, esperança e vida".RPGFan deu ao remake do PC Ys Eternal uma pontuação de 100%, com resenhista como Travis Lailman concluindo que "Ys e'o melhor jogo já feito". IGN resenhou o jogo do Virtual Console do Wii do TurboGrafx-16 em 2008 e deu uma pontuação de 8.5 de 10. O resenhista Lucas M. Thomas descreveu o "escolha de design de jogabilidade simplística incrível" de "encostar" nos inimigos como "interessantemente viciante" e encontrou que "agiliza toda experiencia", no qual melhora a progressão do enredo do jogo". ele também elogiou a trilha sonora como "uma das melhores já escutadas" no Virtual Console e concluiu que é "difícil discutir de ter os dois jogos" valem a pena o conteúdo combinado juntos em uma aventura dupla.
Na lista da Electronic Gaming Monthly dos "100 melhores jogos de todos os tempos" em 1997, Ys I & II foi avaliado com o número 38, mais tarde apareceu na lista dos "Os maiores 200 videogames do seu tempo" publicado pela Electronic Gaming Monthly e 1UP em 2006 e na lista de "Os maiores jogos de todos os tempos". Na lista do "top 100 de RPGs de todos os tempos" da IGN, ele recebeu o número 100 do spot em 2012 e foi avaliado como número 87 em 2017.

Trilha Sonora
A trilha sonora do Red Book do jogo no começo foi composta por Yuzo Koshiro e Mieko Ishikawa e organizado por Ryo Yonemitsu. Conforme as primeiras trilhas sonoras do CD do jogo, a música e áudio tem sido criticamente aclamado desde seu lançamento de 1989.
em 1990, a revista TurboPlay declarou que ele teve o "voto" dos resenhistas por ter um super som e uma faixa de música já gravada por um video game. Na Computer Gaming World, resenhista Roe R, Adans (que trabalhou nas series Wizardry) elogiou o "luxo" da música de fundo e as falas "escutadas em uma voz de verdade, não digitalizada!". Em 1991, Dragon elogiou como as "vozes podem serem escutadas assim também como a música. Nos anos atuais, a trilha sonora tem sido elogiado cono uma das melhores músicas de videogame ja composta, pela GamesTM, Kurt Kalata da Gamasutra e Hardcore Gaming 101, Leigh Alexanderda Gamasutra, RPGFan, Atlus, RPGaner e GameZone.


Fonte: Wikipedia Ys I & II (Inglês)
Longplay: Ys Book I & II (1989) - NEC PC-ENGINE - Parte 1 (Youtube)

Me sigam no Instagram: Retro Games Gold

Comentários

Postagens mais visitadas